terça-feira, 12 de setembro de 2017

Constitucional II - Atividade para a 1a. NP

Saudações turma! Conforme combinado, abaixo estão as questões a serem discutidas, como preparatório para a nossa 1a. NP.

Podem formar equipes de até 02 (dois) integrantes.

Vou receber as respostas por escrito ao final da aula de hoje (12.09.2017)

Bons estudos e até logo!


1) A Câmara de Vereadores de Caucaia aprovou projeto de lei que divide o município em dois. Por considerarem ser pública e notória a vontade dos munícipes em alterar o Município, bem como decidido em audiência pública com a participação das lideranças, os vereadores dispensaram a consulta pública e os estudos prévios de viabilidade do novo ente federativo.

O prefeito de Caucaia veta o referido projeto e a Câmara derruba o seu veto, promulgando a lei. O prefeito, inconformado com a norma aprovada, realiza um referendo a fim de saber a opinião da população local, que se manifesta-se favoravelmente ao desmembramento.

A partir da situação narrada, responda aos itens a seguir.

A) A referida norma municipal é constitucional? Justifique. 

2) O presidente da República, Michel Temer, resolve sair de férias e vai para uma cidade litorânea. Chegando lá, foi soube do anúncio de furacão que chegaria nas próximas horas. Após abrigar-se no seu quarto, foi surpreendido por um funcionário do hotel que bateu na sua porta e gritou "Fora Temer", com o intuito de salvar-lhe a vida. Indignado, Temer agrediu o funcionário aos socos e pontapés, causando-lhe a morte.

O fato ganhou as manchetes dos meios de comunicação, o que deu origem a uma forte pressão popular para que o agente político respondesse penalmente pelo desvio de conduta cometido.

O Presidente, alega em sua defesa que possui responsabilidade material, e a sua conduta não é passível de responsabilização, assim como os parlamentares federais que não são responsáveis civil e criminalmente por qualquer de suas palavras, opiniões e votos.

Sobre o fato descrito, responda:

A) Tem razão o Presidente quando afirma que por sua conduta não responde criminalmente? Justifique.

3) A União editou a Lei 9.099, aos 26.09.95, que dispõe sobre os juizados especiais cíveis e criminais a serem criados pela União, Estados e Distrito Federal. Posteriormente, aos 27.12.1995, O Estado do Ceará, fazendo uso da competência prevista no art. 24 da Constituição Federal, com base na lei federal, editou a Lei 12.553/95, que dispunha sobre o sistema de juizados especiais cíveis e criminais em nosso Estado. Considerando o enunciado, responda:

a) Qual a modalidade de competência utilizada pelo Estado do Ceará?

b) Caso o Estado do Ceará tivesse legislado antes da União Federal, e seu texto contivesse dispositivos que posteriormente se tornassem incompatíveis com a lei federal, teria esta o poder de revogar a lei estadual? Explique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direito Constitucional - Revisão - AV2 - 2020.1

Saudações pessoal! Espero que estejam todos bem. O material que utilizaremos hoje em nossa aula, está disponível em formato exibível para Po...